top of page

Inclusão nas Organizações

Atualizado: 18 de mai. de 2020

Hoje, dia 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia, data oficial de reforço e rememoração das lutas da população LGBTQI+ contra a violência e perseguição às quais é submetida. A data foi escolhida porque neste dia em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aboliu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Declarou-se que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

Aproveito a data para lembar a importância da inclusão e da diversidade nas organizações.

Em 2018 finalizei minha revisão bibliográfica sobre esse tema e compartilho aqui a conclusão :

  • que ainda há muito mais um discurso, do que efetivamente programas de gestão da diversidade e da promoção e valorização das diferenças.

  • ainda não estamos certos se a maioria das organizações não continua “buscando o substantivamente igual debaixo dos formalmente diferentes”, como aponta Barbosa (2001, p.2). Ou seja, se o que continua prevalecendo é um determinado perfil de funcionário altamente capacitado, bem formado, fluente em línguas, mas que, eventualmente, pode também preencher “requisitos” de diversidade que potencializem suas chances de contratação.

  • Ainda existe um preconceito enraizado e uma padronização da normalidade que impede o avanço no sentido de criar equipes heterogêneas.

  • O líder tem um papel fundamental para a gestão da diversidade nas organizações, mas não será efetivo se não tiver o envolvimento da organização como um todo, envolvendo o relacionamento com todos os públicos, estratégicos ou não.


Segundo Bulgarelli (2008), a empresa só tem a ganhar quando promove para todos oportunidades iguais de desenvolvimento pessoal e na carreira, porque tem mais chances de identificar e reter bons profissionais, ampliar o nível de solidariedade interno, o sentimento de justiça é mais difundido e todos ganham com isso.


Por que as empresas precisam investir na inclusão ?

Investir em um ambiente inclusivo, aumenta a produtividade, a criatividade, a inovação, mais engajamento e contribui para um melhor trabalho em equipe, sem trazer malefícios para a organização.


Nós da Share, uma empresa que recruta e seleciona talentos, sempre estaremos com os olhos bem abertos para a inclusão e respeito à diversidade.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page