• Renata Barbosa de Oliveira

Você tem clareza ao fazer os seus pedidos?


ūüôĆ O pedido √© o √ļltimo componente da CNV e aborda a quest√£o do que gostar√≠amos de pedir uns aos outros para enriquecer nossa vida.

Tendemos a achar que o outro já sabe o que vamos pedir . Costumo brincar que às vezes falo para o meu marido : estou com sede ! Achando que ele já virá com um copo de água. Esse é um pedido claro ? Não, é somente a expressão da minha necessidade . Se eu espero ter o copo de água tenho que pedir com clareza , caso não o faça, corro o risco de permanecer com sede ou de receber um copo de refrigerante.

Devemos expressar o que estamos pedindo usando linguagem positiva, de forma clara e objetiva e de a√ß√Ķes concretas que revelam o que realmente queremos.

Lembre - se que para isso precisamos ter consci√™ncia do que estamos pedindo . ūüĎā

Outro ponto importante é que pedidos são recebidos como exigências quando os outros acreditam que serão culpados ou punidos se não os atenderem. Podemos ajudar os outros a confiar em que estamos fazendo um pedido e não uma exigência , se indicarmos nosso desejo que eles nos atendam somente se puderem fazê-lo de livre vontade .

Outro ponto importante é aprenderemos a pedir um retorno para descobrir se a nossa mensagem foi ouvida com precisão, pois a mensagem que enviamos nem sempre e a mesma que é recebida.


Vamos praticar?


Como fariam com mais clareza esse pedido : - Quero que voc√™ me compreenda ūüĎá

#cnv #pedidoscomclareza#comunicacaonaoviolenta#desevolvimentohumano#comunicao#sharedh#share

4 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo

Contato: (011) 94672-4464

contato@sharedh.com.br