top of page

Você tem clareza ao fazer os seus pedidos?


🙌 O pedido é o último componente da CNV e aborda a questão do que gostaríamos de pedir uns aos outros para enriquecer nossa vida.

Tendemos a achar que o outro já sabe o que vamos pedir . Costumo brincar que às vezes falo para o meu marido : estou com sede ! Achando que ele já virá com um copo de água. Esse é um pedido claro ? Não, é somente a expressão da minha necessidade . Se eu espero ter o copo de água tenho que pedir com clareza , caso não o faça, corro o risco de permanecer com sede ou de receber um copo de refrigerante.

Devemos expressar o que estamos pedindo usando linguagem positiva, de forma clara e objetiva e de ações concretas que revelam o que realmente queremos.

Lembre - se que para isso precisamos ter consciência do que estamos pedindo . 👂

Outro ponto importante é que pedidos são recebidos como exigências quando os outros acreditam que serão culpados ou punidos se não os atenderem. Podemos ajudar os outros a confiar em que estamos fazendo um pedido e não uma exigência , se indicarmos nosso desejo que eles nos atendam somente se puderem fazê-lo de livre vontade .

Outro ponto importante é aprenderemos a pedir um retorno para descobrir se a nossa mensagem foi ouvida com precisão, pois a mensagem que enviamos nem sempre e a mesma que é recebida.


Vamos praticar?


Como fariam com mais clareza esse pedido : - Quero que você me compreenda 👇

#cnv #pedidoscomclareza#comunicacaonaoviolenta#desevolvimentohumano#comunicao#sharedh#share

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page